Como devem proceder os hotéis durante a pandemia?

Abertura de hotéis durante a pandemia de COVID-19

Esse é um dos principais questionamentos de viajantes que precisam viajar durante a pandemia. Por isso, pretendo esclarecer essas dúvidas através desse post sobre como os hotéis devem proceder durante a pandemia de COVID-19,segundo orientações do Ministério do Turismo.

Os hotéis voltaram a reabrir recentemente e ficam várias questões no ar, como se é seguro se hospedar em um hotel nesse momento e quais medidas de segurança e higiene devem ser aplicadas na hotelaria.

Protocolos básicos de segurança

A medição da temperatura deve ser feita em todos os frequentadores na entrada do hotel, observando que a pessoa que apresente febre (37,3º segundo a OMS), deve ser orientada a buscar o serviço de saúde e seu acesso não deve ser permitido.

O estabelecimento deve disponibilizar álcool 70% (nas formas disponíveis) em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores e balcões de atendimento.

O hotel deve controlar o acesso, fazer a marcação de lugares reservados aos clientes, controlar a área externa do estabelecimento e a organizar filas para que seja respeitada a distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas.

Quanto a medidas de higiene

O hotel deve assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e clientes circulam.

O estabelecimento deve realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros).

A renovação de ar deve ser feita de forma regular, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea e não utilizar função de recirculação de ar em espaços de uso exclusivo de ar condicionado.

Utilização de lixeiras que não precisem ser abertas de forma manual e esvaziá-las várias vezes ao dia. E fornecer nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis.

Aviso para os hóspedes

O hotel precisa disponibilizar cartazes com informações sobre a necessidade de higienização de mãos e a utilização do álcool 70% nas formas disponíveis.

Também deve avisar sobre uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes.

Alimentação e café da manhã

Para realizar o serviço de café da manhã, o hotel deve respeitar o mesmo distanciamento das mesas, quando servido em espaços pequenos.

Deve seguir as recomendações do serviço empratado ou em pequenas porções personalizadas para o hóspede ou grupo familiar, ou pode ser oferecido no quarto.

Os alimentos não devem ficar expostos. Sendo recomendado, não deixar a mesa montada na abertura para evitar contaminações cruzadas. Isso inclui também copos, xícaras, guardanapos e jogos americanos.

Portanto, caso precise utilizar hotéis durante a pandemia, verifique se o hotel atende a todos os protocolos de segurança e higiene, segundo o Ministério do Turismo. E não esqueça de ser também um hóspede consciente e colaborar com as normas.

Saiba mais sobre Selo Turismo Responsável: https://www.turismo.gov.br/seloresponsavel

Viagem internacional: Planejar uma viagem internacional no momento é possível?

Viagem nacional pelo blog Viaje na Viagem: Retomada do Turismo no Brasil.

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. >>>QUERO COTAR SEGURO DE VIAGEM

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking!>>>QUERO COTAR HOSPEDAGEM

Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars. >>>QUERO COTAR ALUGUEL DE CARRO

NOSSAS REDES SOCIAIS
NEWSLETTER