20 Pontos turísticos de São Paulo [Guia da capital em 2023]

Que tal saber mais sobre pontos turísticos de São Paulo? A cidade que é conhecida em todo o país por causa dos inúmeros prédios, trânsito e cotidiano agitado tem muito a oferecer para turistas de todo o país.

E nós trouxemos hoje 20 principais pontos turísticos de São Paulo para que você coloque em sua lista de locais a visitar.

Aproveitando intensamente o cotidiano agitado de São Paulo para se divertir enquanto conhece pontos atrativos e divertidos. Quer saber mais? Nós listamos todos eles a seguir, confira!

Esse post inclui links de afiliados do blog Roteiros para Viajantes, são serviços que indico porque sempre utilizo e acredito que irão te ajudar em sua viagem. Se você optar por fazer sua reserva ou comprar algo através desses links abaixo, você não terá nenhum custo adicional. Estará ajudando na manutenção do blog através de uma pequena comissão que recebemos e seremos muito gratos.

Pontos turísticos de São Paulo mais visitados

Nossa lista tem pontos turísticos para todos os estilos de viajantes. Dessa forma, você consegue identificar exatamente o que a cidade tem para te oferecer e aproveitar ao máximo a experiência, confira:

1. Conhecer a Avenida Paulista de ponta a ponta

Pontos Turísticos de São Paulo, Avenida Paulista

A Avenida Paulista é, por si só, um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Com um turbilhão de informações, ela é capaz de ocupar até mesmo mais de um dia inteiro em sua agenda.

Com um tênis confortável, se disponha a aproveitar a região a pé ou alugar uma bicicleta para percorrer a ciclovia.

Durante o dia e a noite o local é agitado, repleto de pontos interessantes e revela muito sobre a cultura de São Paulo. Sem dúvidas, é um ponto interessante para visitar.

2. MASP

Lugares baratos para viajar no Brasil - São Paulo

Com entrada gratuita toda terça e na primeira quarta do mês, o MASP foi inaugurado em 1947 e desde então marca sua importância na cidade.

É o único edifício no mundo com apoio em apenas 4 pilares e um vão de aproximadamente 75 metros sob ele.

O MASP reúne pinacoteca, fototeca, filmoteca, biblioteca e videoteca. Sem dúvidas, é um museu que precisa ser visitado por todo turista.

3. Mercado Municipal

Pontos Turísticos de São Paulo, Mercado Municipal de São Paulo
Foto: Mercado Municipal de São Paulo – Por Rogério Cassimiro – MTUR
Visitantes no Mercado Municipal de São Paulo
Foto: Visitantes no Mercado Municipal de São Paulo – Por Rogério Cassimiro – MTUR
Sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo
Foto: Sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo – Por Rogério Cassimiro – MTUR

Famoso por causa da comida, o mercadão é um ponto importante para visitar em São Paulo. Ótimo para uma refeição, é possível degustar o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau que são a cara da cidade.

Além disso, você poderá provar frutas únicas e especiais, fazer compras e se divertir enquanto visita o local. Sem dúvidas, é um ponto importante da cidade para pôr em sua lista.

4. Visitar o bairro da Liberdade

O que fazer no bairro da Liberdade em São Paulo

O bairro da Liberdade é icônico em São Paulo! Com forte influência dos asiáticos na região, é um bairro que destoa completamente de todos os demais.

Por isso, é um ponto interessante para ter contato com outra cultura, experimentar doces e comidas típicas e aproveitar os cenários encantadores para belas fotos.

Confira tours guiadas para pontos turísticos de São Paulo através de nosso parceiro Civitatis:

5. Fotos no Beco do Batman

Pontos Turísticos de São Paulo, Beco do Batman
Foto: Beco do Batman – Por Rogério Cassimiro – MTUR

O Beco do Batman reúne dezenas de trabalhos de artistas do grafite. Sem dúvidas, é um ponto interessante para conhecer e fazer ótimas fotos.

Andando pelo bairro é possível admirar trabalhos do Eduardo Kobra, que inspiram e impactam visualmente. É um ponto turístico de São Paulo que vale a pena visitar e fazer belas fotos.

6. Compras na 25 de março

Rua 25 de Março em São Paulo
Foto: Rua 25 de Março – Por Rogério Cassimiro – MTUR

A 25 de março é parte do imaginário de muitos brasileiros por causa do comércio de rua. Muito embora seja uma região com alguns furtos, é um ótimo ponto para fazer compras e conhecer.

Prepare-se para enfrentar uma multidão e se o dia estiver quente, leve consigo uma garrafa de água!

7. Visitar o Parque Ibirapuera

Pontos Turísticos de São Paulo, Parque do Ibirapuera
Foto: Parque do Ibirapuera – Por Rogério Cassimiro – MTUR

O Parque Ibirapuera é um dos mais famosos parques e pontos turísticos de São Paulo, é encantador pela natureza e oferece muitas atrações gratuitas para quem quer se divertir ao longo do dia.

Se você não abre mão de se exercitar durante as férias, aproveite para andar de bicicleta no parque, correr ou praticar qualquer exercício ao ar livre, tendo contato com a natureza em um cenário encantador.

Um piquenique no parque também é uma ótima opção para quem busca uma programação divertida e romântica.

8. Conhecer a Pinacoteca

Pinacoteca de São Paulo
Foto: Pinacoteca de São Paulo – Por Rogério Cassimiro – MTUR

Para ter uma boa experiência, o segredo é chegar de metrô na Estação da Luz. Que é por si só um ponto encantador de São Paulo por sua estrutura arquitetônica.

A Pinacoteca é um prédio do século XIX, com tijolos aparentes e que merece uma visita sem pressa por sua riqueza cultural em cada detalhe. No local você conseguirá apreciar obras de Portinari e Anita Malfatti.

9. Conhecer o Estádio Morumbi

Trata-se do maior estádio particular de futebol no país. O local é patrimônio histórico de São Paulo e recebe não só jogos de futebol como também shows de artistas internacionais.

Fazer um tour guiado pelas arquibancadas e salas de troféus é divertido e ensina muito sobre futebol que é uma paixão nacional.

10. Ver São Paulo do alto

Pontos Turísticos de São Paulo, Edifício Itália
Foto: Edifício Itália – Por Rogério Cassimiro – MTUR
Pontos Turísticos de São Paulo, visão do Terraço Itália
Foto: visão do Terraço Itália – Por Rogério Cassimiro – MTUR
Pontos Turísticos de São Paulo, Edifício Copan
Foto: Edifício Copan – Por Rogério Cassimiro – MTUR

O Edifício Itália, Edifício Copan e Edifício Martinelli são boas opções para quem gosta de ver a cidade sob outra perspectiva.

Em todos eles, é possível fazer visitas guiadas até o terraço ou meramente desfrutar de um jantar no alto. Sendo uma boa maneira de ver São Paulo sob outra perspectiva.

11. Edifício Farol Santander

Um dos edifícios mais altos do país, o Farol Santander foi palco de programas de televisão como o Aprendiz, além de ser um ótimo lugar para visualizar São Paulo por outra perspectiva.

O local é um ótimo ponto para visitar até mesmo em dias de chuva, por oferecer uma vista encantadora da cidade.

12. Jardim Botânico

O Jardim Botânico é interessante pelos jardins, que propiciam belíssimas fotos para o visitante. É possível fazer um passeio em contato com a mata atlântica, visitando a nascente do Riacho Ipiranga que é tão importante para a história de São Paulo.

Sem dúvidas, um ponto interessante para visitar quando estiver passeando pela cidade. A entrada tem custo acessível e o local é bem seguro para aproveitar com calma.

13. Comer um pastel de feira em São Paulo

Quase todos os brasileiros pensam nas feiras paulistanas. Elas são palcos não só da venda de frutas e legumes, como também do tradicional pastel com caldo de cana.

Experimentar é, sem dúvidas, parte importante da experiência gastronômica na cidade, que é muito vasta. Vale a pena parar em alguma feira de rua para provar essa iguaria.

14. Conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil e a Bovespa

Praticamente todos os brasileiros já ouviram nos jornais que a Bovespa tem influência no dia a dia de todos.

Coladinhos, o Centro Cultural Banco do Brasil é palco de intensa vida artística e o Museu Bovespa é uma boa pedida para entender mais sobre a vida financeira de todo o país.

O passeio é interessante para que possa aproveitar uma série de informações, adquirir conhecimento e cultura e ainda passear gastando pouco. Afinal, ambos possuem entrada gratuita.

15. Oscar Freire e Rua Augusta

Duas ruas muito tradicionais de São Paulo que merecem a atenção do visitante! Muito embora sejam essencialmente diferentes entre elas, ambas possuem sua importância.

A Oscar Freire é sinônimo de lojas de luxo, restaurantes refinados e recebe um público mais rico. Sendo interessante apreciar as vitrines e conhecer a dinâmica da região.

Enquanto a Rua Augusta é mais procurada por lojas alternativas, gente descolada e bares sempre cheios durante o dia e a noite toda. É possível aproveitar o melhor das duas!

Está pensando em alugar um carro para conhecer São Paulo?

Eu sempre alugo pelo site da RentCars.com. O site apresenta várias opções de aluguel de carro, desde o econômico até “full size”. E você pode comparar o preço em mais de 100 locadoras de veículos.

Aluguel de carro: Clique aqui para alugar seu carro pelo melhor preço através da RentCars.com

16. Marco Zero da Praça da Sé

Catedral da Sé em São Paulo
Foto: Catedral da Sé em São Paulo – Por Rogério Cassimiro – MTUR

O Marco Zero de São Paulo é localizado na Praça da Sé, que conta com um monumento em mármore e cobre.

Trata-se de um ponto de referência para as quilometragens das vias da cidade e se tornou um ponto turístico. Durante o passeio na região, visite também a Catedral da Sé que é encantadora por sua história e arquitetura.

17. Museu do Futebol

Pontos Turísticos de São Paulo, Museu do Futebol
Foto: Museu do Futebol – Por Rogério Cassimiro – MTUR

O Museu do Futebol é um espaço de preservação da história do esporte que comove muitas pessoas em todo o planeta.

O museu foi inaugurado em 2008, sendo um dos museus mais visitados do Brasil. Ao todo, abriga 15 salas, cada uma com um tema diferente, mas relacionado ao futebol.

O museu é um passeio que pode agradar toda a família e mesmo quem não é fanático por futebol.

18. Neo Química Arena

Pontos Turísticos de São Paulo, Neo Química Arena ( Arena Corinthians)
Foto: Neo Química Arena ( Arena Corinthians) – Por Rogério Cassimiro – MTUR

A Neo Química Arena, antigamente chamada de Arena Corinthians, é um estádio de futebol localizado no distrito de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

O espaço foi construído em 2014, para sediar a Copa do Mundo. A casa do Corinthians recebe os jogos oficiais do clube, eventos sociais e corporativos.

O tour para conhecer o estádio ocorre de quarta a domingo, das 9h30 às 16h20, e custa R$ 40 nos dias de semana e R$ 60 nos finais de semana.

19. Solar da Marquesa

O Solar da Marquesa de Santos é uma casa construída no século XVIII no Centro de São Paulo, fica próxima do Pateo do Collegio e da estação da Sé.

No casarão se encontra a memória de Maria Domitila de Castro e Mello, a marquesa de Santos, onde estão expostos utensílios domésticos pessoais, mobiliário e outros itens históricos. 

20. Pateo do Collegio

O Pateo do Collegio é um complexo cultural que abrange várias atividades culturais, como o Museu Anchieta, a Biblioteca Padre Antônio Vieira, a cripta, congressos e outras.

O local foi palco importante na Fundação da cidade de São Paulo e de sua história.

São Paulo é uma cidade que nunca para

Aproveite que São Paulo é uma cidade que nunca dá espaço ao tédio! Programe sua viagem com antecedência, escolha os pontos turísticos que mais combinam com as suas preferências e divirta-se intensamente. Você vai se surpreender com tudo que poderá fazer durante a viagem.

Mesmo quem tem pouco tempo consegue aproveitar muito dos principais pontos turísticos de São Paulo.

Gostou do post? Compartilhe com outros viajantes.

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. >>>QUERO COTAR SEGURO DE VIAGEM

Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars. >>>QUERO COTAR ALUGUEL DE CARRO

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking! >>>QUERO COTAR HOSPEDAGEM

NOSSAS REDES SOCIAIS
NEWSLETTER