Viajar sozinha aos 50 anos (ou mais) é viável? Com certeza. Viajar sozinha é para qualquer idade. Pensando nisso, resolvi conversar com mulheres que estão viajando sozinhas aos 50 anos.
O número de mulheres que estão sozinhas na casa dos cinquenta anos está crescendo e elas são vistas como financeiramente mais dispostas a gastar em viagens do que as mais jovens.
Esse post inclui links de afiliados do blog Roteiros para Viajantes, são serviços que indico porque sempre utilizo e acredito que irão te ajudar em sua viagem. Se você optar por fazer sua reserva ou comprar algo através desses links abaixo, você não terá nenhum custo adicional. Estará ajudando na manutenção do blog através de uma pequena comissão que recebemos e seremos muito gratos.
Motivos para viajar sozinha aos 50 anos (ou mais)
Seguem os motivos para viajar sozinha aos 50 anos:
- Você conseguiu a tão sonhada aposentadoria cedo;
- Você passou por um divórcio ou uma perda;
- Você está no mesmo relacionamento há muitos anos;
- Seus filhos acabaram de sair de casa;
- O seu marido ou parceiro não está interessado em viajar.
Você costuma fazer seguro de viagem? Recomendo você fazer seu seguro de viagem pelo site comparativo Real Seguro, pois apresentam seguradoras com a melhor cobertura e menor preço para que sua viagem seja tranquila. Veja o seguro adequado para sua idade.
Um seguro de viagem te protege de qualquer tipo de mal-estar, de possíveis cancelamentos de voo de última hora, extravios de bagagem, reembolso de farmácia e outros perrengues que você pode ter em sua viagem.
Seguro de Viagem pelo Real Seguro: Clique aqui para escolher o melhor plano de seguro de viagem com desconto.
Como é viajar sozinha aos 50 anos (ou mais)?
Viajando sozinha aos 50 anos (ou mais) – Claudia Maria Terra
Claudia Maria Terra é viajante solo mineira aos 53 anos de idade, divorciada há 14 anos e sua profissão é dentista. Começou a descobrir sua grande paixão por viajar após seu divórcio.
Desde então, vendeu seu consultório e busca trabalho em consultórios de lugares que quer conhecer, ficando por um tempo em determinado local até seu próximo destino.
Seu maior perrengue viajando sozinha foi em Petrolina, Claudia estava atravessando a ponte e viu um homem a seguindo. Então, viu dois rapazes vindo em sua direção, foi conversar com eles, como se os conhecesse para fugir da situação.
Já conhece quase todo o Brasil, com exceção do norte do país. Sozinha já foi para Maceió, Porto de Galinhas, Florianópolis, Brasília, Goiânia, entre outras cidades. No exterior foi para Lisboa, Porto e Sintra.
Já fez troca de trabalho por hospedagem e costuma viajar sempre de forma econômica, se hospedando em hostel.
Toma certos cuidados, como não aceitar bebidas de estranhos. Seu próximo projeto é viajar para a Itália.
Claudia tem o seguinte pensamento: “Quem tem raiz é árvore. Temos que estar sempre conhecendo lugares novos e se renovando”.
Viajando sozinha aos 50 anos (ou mais) – Luci Rúbia
Luci Rúbia é mochileira solo com 62 anos, trilheira, montanhista, mãe e avó. Já morou sozinha no Canadá e Nova Zelândia e já viajou sozinha fazendo vários mochilões pela América do Sul, como para o Deserto do Atacama e pelo nordeste do Brasil.
A viajante também é adepta ao montanhismo, fazendo expedições para várias montanhas brasileiras. Já participou de várias trilhas e conheceu chapadas pelo Brasil, como a Chapada Diamantina.
Apesar de encarar vários mochilões, Luci não costuma pegar carona como forma de cuidado ao viajar sozinha.
Um dos seus maiores perrengues ao viajar sozinha, foi saindo da cidade de Ubajara no Ceará para ir para Fortaleza.
Luci Rúbia fez a viagem sozinha no ônibus com mais de 40 lugares, sendo uma viagem de 8 horas somente com o motorista. Segundo a viajante, foi bem estranho.
Recomendo você fazer seu seguro de viagem pelo site comparativo Real Seguro, pois apresentam seguradoras com a melhor cobertura e menor preço para que sua viagem seja tranquila. Veja o seguro adequado para sua idade.
Seguro de Viagem pelo Real Seguro: Clique aqui para escolher o melhor plano de seguro de viagem com desconto.
Viajando sozinha aos 50 anos (ou mais) – Maria Lucia da Silva
Maria Lucia da Silva tem 72 anos, viaja sozinha (sempre) desde 1998 e faz o que bem entende em relação ao seu roteiro.
A viajante já fez muitos amigos nessas viagens. Não tem o domínio de nenhum idioma estrangeiro, mas se comunica bem.
Maria Lucia utiliza metrô em qualquer lugar do mundo. Já foi para Paris, Londres, Roma, Lisboa, Canadá, Chile, Peru, Argentina, Paraguai, entre outros países.
Seu maior perrengue foi na Colômbia, o voo atrasou de Bogotá a Cartagena e chegou no destino durante a madrugada.
No hotel escolhido soube que teria que ficar num quarto com 10 camas, teve que pagar a parte por um quarto sem TV, sem reboco na parede e com um cheiro enjoativo de perfume, mas no dia seguinte foi para outro hotel e foi ótimo.
Quanto a cuidados em Cartagena, Maria Lucia achou o local seguro, o povo amigável, não viu ninguém pedindo esmolas e achou o táxi barato.
Recomenda praticar mergulho com Snorkel em Cartagena, não esqueça de levar câmera a prova d’água ou compre o invólucro estanque.
Gostou do artigo? Conhece alguém que precisa de incentivo para viajar sozinha? Compartilhe esse post.
Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes
Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Real Seguro indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. >>>QUERO COTAR SEGURO DE VIAGEM
Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking! >>>QUERO COTAR HOSPEDAGEM
Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars. >>>QUERO COTAR ALUGUEL DE CARRO